Em 2013, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito papa na quinta votação do conclave papal.
Curiosidade: Bergoglio, oficialmente chamado de Papa Francisco, é o primeiro pontífice da América Latina (ele é argentino). Para marcar a ocasião, aqui estão mais alguns pedaços da cultura papal.
Votação do Papa
A votação geralmente não leva muito tempo. No século passado, o conclave nunca durou mais do que cinco dias. O mais longo registrado: 33 meses, abrangendo 1268 a 1271.
Uma multidão enfurecida ficou tão farta da indecisão que literalmente arrancou o telhado do prédio em que o colégio de cardeais estava e limitou suas refeições a pão e água para inspirá-los a acelerar o ritmo. (Eles escolheram o Papa Gregório X, que reinou por quatro anos.
O primeiro papa sem barba
Até o reinado do Papa Steven VII, de 928-931, todos os pontífices usavam barbas longas e esvoaçantes. Steven foi o primeiro a romper com a tradição.
O papa mais jovem
João XII tinha apenas 18 anos quando foi nomeado papa em 955. Como ele conseguiu isso? Ele fazia parte da família Teofilato, que dominava a política da Igreja Católica e Romana na época.
O papa mais velho
O papa Celestino III (eleito em 1191) e Celestino V (1294) tinham 84 anos quando conseguiram o emprego.
Mais temas que envolvem história: Arqueólogos descobrem o pátio de torneio onde Henrique VIII teve seu acidente histórico
Papa por mais de uma vez
O único homem que chegou a ser papa mais de uma vez: Bento IX. Outro membro dos Teofilatos, seu primeiro mandato durou de 1032 (quando ele tinha 20 anos) a 1044.
Seus adversários políticos o forçaram a sair, mas ele voltou ao papado em 1045. Controvérsias políticas o levaram a ser deposto por um conselho da igreja novamente em 1046, mas permitiu que ele recuperasse o poder em 1047, antes de ser excomungado um ano depois.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press