Muitas pessoas associam a lagosta com pratos finos, mas o caranguejo-pedra pode ser o verdadeiro rei dos moluscos sofisticados. Por libra, o caranguejo é o marisco mais caro consumido nos Estados Unidos.
O crustáceo é muito procurado por seu sabor delicado e suculento, mas não é só por seu alto preço. O custo dos caranguejos de pedra vem da maneira como a criatura é colhida.
Para evitar que sua população seja exterminada, a pesca do caranguejo-pedra é estritamente regulamentada.
Na Flórida, onde são originários 98% de todos os caranguejos-pedra vendidos nos EUA, os caranguejos só podem ser colhidos de 15 de outubro a 1º de maio.
É por isso que a temporada do caranguejo-pedra dura metade do ano nos mercados e restaurantes.
A colheita do caranguejo-pedra
A colheita do stone crab não é tão simples quanto transportar uma caixa de caranguejos vivos para a costa.
Os pescadores só podem coletar uma garra de cada caranguejo que capturam. A garra deve ter pelo menos 7cm de comprimento e não pode pertencer a uma fêmea com ovo.
Uma vez que a garra é quebrada, o caranguejo vivo é jogado de volta ao oceano, onde terá a chance de continuar a acasalar e se reproduzir.
Mais sobre criaturas do mar: Conheça um novo peixe híbrido criado acidentalmente por cientistas
É caro, e provavelmente sempre vai ser
Os caranguejos de pedra podem sobreviver com uma garra e leva cerca de um ano para regenerar a que foi perdida.
Isso significa que há uma boa chance de que o dono da garra de pedra do caranguejo que você encomendou ainda esteja rastejando pelo oceano quando o jantar chegar.
Devido a essas práticas de sustentabilidade, meio quilo de caranguejo-pedra leva mais tempo e esforço para colher do que a maioria dos outros crustáceos.
E graças à alta demanda dos amantes de frutos do mar, esse preço provavelmente não vai cair tão cedo.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss