A Pizza veio mesmo da Itália?

ANÚNCIO

Só porque algo está associado a um determinado país, não significa que veio desse país … ou pelo menos não originalmente e inteiramente.

Pizzas da Itália: conheça 7 sabores mais consumidos por lá | O Clã da Pizza
Foto: (reprodução/internet)

Recentemente, começamos a falar sobre coisas que associamos a certos países – como pizza é uma comida italiana, por exemplo. Um leitor questionou: “Mas é realmente da Itália?”.

ANÚNCIO

Nós nos envolvemos em um buraco de minhoca de pesquisa e descobrimos um fenômeno que os sociólogos chamam de “Efeito Pizza”.

Basicamente, significa que uma comida, estilo de arte ou outra parte popular de uma cultura só se tornou parte dessa cultura depois de ser apresentada a ela mais tarde… e então se tornou amplamente considerada autêntica.

O conceito leva o nome de uma das comidas mais populares do mundo. E sim, a pizza é originária da Itália, especificamente da região de Nápoles.

ANÚNCIO

Mas em seu estilo tradicional, é um prato rústico e barato, composto principalmente por uma crosta fina, molho de tomate e algumas fatias de mussarela autêntica.

Veja também: Descubra quais as preferências alimentares da Geração Z

A pizza como a conhecemos hoje nos Estados Unidos – crosta grossa e coberta de ponta a ponta com molho e queijo mozzarella ralado e coberta com pepperoni e outras carnes – veio de imigrantes italianos. Esse estilo foi então, ironicamente, introduzido de volta para a Itália, onde é um best-seller.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO