Qual a origem do jogo Uno?

Você já jogou o jogo Uno? É consistentemente um dos jogos mais vendidos da América.

Uno (jogo de cartas) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto: (reprodução/internet)

Ele foi inventado por Merle Roberts, um barbeiro de Cincinnati, em Ohio – EUA. Na década de 1960, Roberts criou uma versão simplificada do jogo de cartas Crazy Eights e vendeu-o no porta-malas de seu carro e nas convenções de Kiwanis.

Isso poderia muito bem ter sido tudo o que havia para escrever sobre isso… se um vizinho não tivesse jogado o jogo com um conhecido chamado Bill Apple.

Tudo começou no dia de Ação de Graças

Apple, por sua vez, mostrou o jogo para seus cunhados Bob Tezak e Ed Ackeman no Dia de Ação de Graças em 1971.

“Estava um tempo péssimo naquele fim de semana, então jogamos jogo após jogo”, lembra Tezak.

Ele e Ackeman gostaram tanto que convenceram Apple a comprá-lo. “Pagamos a Roberts cerca de US$ 100.000 por todos os direitos do jogo, o que em 1972 era uma quantia considerável de dinheiro”, diz Tezak.

Tezak era florista e diretor de uma funerária. O trio abriu uma loja nos fundos da funerária de sua família, enquanto Ackeman tirava uma licença de dois anos de seu trabalho como caixa de banco para desenvolver e vender o Uno.

Em seu primeiro ano de negócios, eles venderam 5.000 jogos e obtiveram $54 de lucro – que dividiram de três maneiras.

Veja também: Modelo de jogo criado por cientistas simula a postura de países ricos e pobres diante das mudanças climáticas

O Wal-Mart foi o pontapé

Sua grande chance veio em 1977, quando Tezak fez uma apresentação de vendas na sede do Wal-Mart em Bentonville, Arkansas.

“Vejo que esse cara não está prestes a fazer um pedido”, lembra Tezak, “mas ainda estou fazendo minha proposta quando o fundador do Wal-Mart, Sam Walton, chega e diz: ‘Como vai, filho?’

Então, contei a ele sobre Uno. Quando terminei, ele ficou quieto por um tempo. Então ele disse: ‘Compre um par do menino.’

“Isso nos fez.  O que o Wal-Mart compra, todo mundo compra.” Desde então, o Uno vendeu mais de 100 milhões de decks, tornando-o o jogo de cartas número um do mundo (depois de jogar cartas).

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press