Em 1903, Thomas Edison usou 6.600 volts de eletricidade para matar um elefante. Por quê? Porque ele era um idiota.
Mas mais do que isso, ele estava preocupado em perder a “Guerra das Correntes” para seu rival, George Westinghouse.
Até o início século XX, a eletricidade foi se espalhando para residências e empresas em toda a América.
Corrente contínua versus alternada
O método preferido era CA, ou eletricidade de “corrente alternada”, idealizado pelo empresário George Westinghouse.
Um cara não muito feliz com isso: Thomas Edison, que veio com CC, ou eletricidade de “corrente contínua”.
Edison ainda não estava disposto a aceitar sua derrota e queria encenar um golpe publicitário para provar que seu método era o método superior.
Edison começou a promover a energia CC e mostrar que era segura e eficaz, de uma forma muito bizarra – ele eletrocutava animais publicamente.
Durante os anos 1890 e 1900, Edison matou gatos, cavalos, um orangotango e uma vez ajudou o estado de Nova York a executar um assassino condenado.
A execução de Topsy
Mas o auge da cruzada peculiar de Edison foi a execução de Topsy, um elefante de 28 anos que matou três pessoas e teve de ser sacrificado. Topsy não tinha realmente matado aquelas três pessoas, no entanto.
Ela agiu em autodefesa, pisoteando um treinador abusivo que, entre outros atos brutais, jogou um charuto aceso em sua boca.
Mesmo assim, 1.500 espectadores foram ao Luna Park em Coney Island, em janeiro de 1903, para testemunhar a execução de Topsy.
Topsy foi alimentada com cenouras misturadas com cianeto de potássio (um “reforço” caso a execução não funcionasse), antes de Edison conectá-la a uma série de eletrodos. Ele apertou o botão e o pobre Topsy se foi.
Mais animais que estão marcados na história: Conheça Koko, a gorila mais famosa do mundo
E qual foi o resultado?
Edison provou de uma vez por todas a grandeza do poder da CC ao usá-la para matar uma das feras mais poderosas da natureza? Não exatamente.
A CA continuou sendo o padrão da indústria. Cem anos após o evento de Topsy, em 2003, um memorial ao elefante foi inaugurado em Coney Island.
Há outro memorial. Edison, um dos pioneiros do cinema, filmou a execução. Título: “Eletrocutando um elefante”. Aqui está o link para o vídeo… mas esteja avisado… é muito triste e horrível.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press