Bebês: pacotinhos fofos de alegria… ou criaturas bizarras de outro planeta?
1. Ossos
Um ser humano adulto tem exatamente 206 ossos. Os bebês, no entanto, têm até 300. Quando nascem, muito do que vai endurecer e se fundir em ossos sólidos são pedaços individuais de ossos moles, ou cartilagem.
2. Joelhos
Mas alguns ossos os adultos têm que os bebês recém-nascidos não têm: joelhos. Eles permanecem como cartilagem mole até bem depois do nascimento.
Por quê? Eles absorvem o impacto à medida que o bebê aprende a engatinhar, ficar em pé e andar… e eles caem muito no processo.
3. Gosto
A maioria dos sentidos de um bebê está bem desenvolvida quando nasce. A exceção: gosto. Especificamente, até os quatro meses de idade, os bebês não conseguem sentir o gosto do sal.
4. Lágrimas
Qual é a única coisa que os bebês fazem melhor do que qualquer outra coisa? (Ok, além de encher fraldas e dormir.) Eles choram.
Mas enquanto eles gritam e choram, seus olhos não dispensam gotas de água reais. Os dutos lacrimais não fazem nada até que o bebê tenha, em média, cerca de seis semanas de vida.
Mais fatos sobres bebês: Por que os bebês começam a chorar assim que você se senta?
5. Bebês em lactação
Os bebês se desenvolvem no útero de uma mulher grávida… o que significa que há muitos hormônios flutuando.
Eles são expostos a altos níveis de estrogênio que, quando o fluxo é interrompido no nascimento, essa mudança pode desencadear uma reação chamada galactorreia. Em outras palavras, meninas e meninos podem amamentar temporariamente.
6. Xixi
Os bebês no útero consomem alimentos e líquidos da mãe, o que significa que também produzem resíduos.
Esse xixi não tem para onde ir a não ser no líquido amniótico que envolve o bebê. Para encurtar a história, o bebê acaba consumindo… começando o processo novamente.
7. Lanugo
Os bebês em desenvolvimento são mantidos aquecidos nesse fluido com uma fina camada de pêlo chamada lanugo.
Geralmente se dissipa nos dias anteriores ao nascimento do bebê, mas nem sempre, resultando em bebês ocasionalmente ligeiramente peludos.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press