Fique agora com 6 fatos sobre a flor mais famosa, proeminente, simbólica e reverenciada do mundo ocidental: a rosa.
1. Apreciadas há mais tempo do que imaginamos
Os humanos começaram a cultivar rosas apenas cerca de 5.000 anos atrás, na China e no Extremo Oriente. Mas eles têm sido usados e apreciados pelos humanos há muito mais tempo do que isso.
Múmias egípcias antigas foram descobertas usando coroas de rosas. Restos fossilizados de rosas foram encontrados há 35 milhões de anos.
2. Uma roseira de mais de mil anos
Uma roseira floresce na parede da Catedral de Hildesheim, na Alemanha. Começou a crescer mais ou menos na mesma época em que a igreja foi construída, por volta de 1010, tornando-a a roseira viva mais antiga do planeta.
3. O primeiro jardim de rosas moderno
No início dos anos 1800, a Imperatriz Josephine da França projetou o primeiro “jardim de rosas” moderno. Ela tinha um objetivo elevado – uma amostra de todas as variedades de rosas do mundo.
Seus jardins no Château de Malmaison abrigavam 250 variedades de rosas – ajudados por uma ordem permanente para a Marinha francesa confiscar qualquer roseira ou sementes encontradas em navios inimigos.
4. Rosas híbridas
O jardim de Josephine tornou o cultivo e a coleta de rosas muito popular na Europa Ocidental. Em meados do século XIX, os jardineiros descobriram como cruzar rosas para combinar, por exemplo, a cor de uma rosa com a cordialidade de outra.
A primeira grande rosa híbrida: “La France”, desenvolvida pelo agricultor Jean-Baptiste Andre Guillot em 1867. Hoje, existem mais de 10.000 variedades de rosas híbridas.
5. A maior roseira do mundo
A maior roseira do mundo está em Tombstone, Arizona. É uma “Lady Banks” branca plantada em 1886.
Seu tronco tem um metro e oitenta de diâmetro e seus galhos formam uma copa que cobre quase 836 metros quadrados.
Por falar em flores, leia também: Bonitinha mas perigosa: saiba mais sobre a Giant hogweed, uma erva-daninha assassina
6. O jardim de rosas mais famoso do mundo
Um dos jardins de rosas mais famosos do mundo é o White House Rose Garden, local para palestras, conferências de imprensa e entretenimento de convidados importantes. Nem sempre esteve lá.
A Casa Branca tinha uma estufa de vidro no século XIX, onde flores e frutas eram cultivadas. Ele caiu em desuso em 1900 e foi removido em 1902, o que levou a primeira-dama Edith Roosevelt a instalar um jardim próximo ao Salão Oval.
Foi convertido em um jardim de rosas estritamente em 1913 pela primeira-dama (e arquiteta paisagista) Edith Wilson.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press