Fique por dentro de algumas coisas você provavelmente não sabia sobre o 35º presidente dos EUA, que foi assassinado há 57 anos neste mês.
1. Destacou-se em debates televisionados
É tradição política que John F. Kennedy venceu a eleição de 1960 com a força dos primeiros debates presidenciais televisionados: Kennedy parecia calmo e controlado e usava maquiagem para ficar bem na TV.
Enquanto isso, seu oponente, Richard Nixon, parecia nervoso e suado. Kennedy pode ter vencido o jogo da imagem, mas os debates não lhe deram as chaves da Casa Branca.
As pesquisas da Gallup ao longo de 1960 mostram uma disputa muito acirrada… e o resultado também. Kennedy venceu Nixon com folga no Colégio Eleitoral (303 a 219), mas obteve apenas mais 112.000 votos, de um total de 68 milhões.
2. Conspiração em torno de seu assassinato
Desde o assassinato de Kennedy em 1963, as teorias da conspiração persistiram, com algumas alegando envolvimento do governo ou pelo menos um encobrimento dirigido pelo governo.
A situação atingiu seu auge em 1992, com o lançamento do filme JFK, de Oliver Stone, explorando a conspiração.
Naquele ano, o presidente George Bush assinou a Lei de Coleta de Registros de Assassinato.
A lei exige que todos os documentos governamentais internos não divulgados sobre o assassinato de Kennedy sejam tornados públicos até 26 de outubro de 2017.
3. Uma vida de luxúria e traições
O presidente Kennedy é famoso por ter muitas amantes e casos extraconjugais, mas perto de sua morte, ele parou de trair a esposa.
A morte de seu filho de dois dias, Patrick Kennedy, em agosto de 1963, teria levado Kennedy a se comprometer novamente com o casamento e a vida familiar.
4. Está por trás do primeiro homem na lua
Kennedy pressionou publicamente para que a NASA colocasse um homem na lua, e conseguiu, em 1969.
Mas um homem na lua não era a primeira escolha de Kennedy para viagens espaciais. Ele inicialmente instruiu a NASA a enviar um homem a Marte.
As autoridades da agência o convenceram do contrário, porque seria muito caro e pouco prático
Mais curiosidades sobre figuras políticas: Fique por dentro de 6 fatos interessantes sobre a Rainha Elizabeth II
5. O último filme que viu foi do James Bond
Em 20 de novembro de 1963, Kennedy pôde ver uma das primeiras impressões do filme de James Bond, Moscou contra 007.
Uma vez ele disse à Time que o romance de Ian Fleming em que foi baseado era um de seus livros favoritos. Foi o último filme que ele viu – pois morreu dois dias depois.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press