Conheça 4 fatos interessantes sobre o diamante, o material natural mais duro da Terra

ANÚNCIO

Os diamantes são um milagre da ciência brilhante, sofisticado e muito caro. Fique agora com 4 fatos sobre essa preciosidade.

Não é só joia: diamante pode revolucionar ida a Marte e supercomputadores -  10/09/2020 - UOL TILT
Foto: (reprodução/internet)

1. Mãos de super-humem não fazem diamantes

Em muitos quadrinhos, Superman mostrou um de seus poderes mais legais: ele pode transformar um pedaço de carvão em um diamante.

ANÚNCIO

Alerta de spoiler: Superman pode ser forte, mas ele não é real, então fazer um diamante “à mão” não é possível.

Converter matérias-primas antigas normais em uma joia preciosa requer pressão e calor extremos – as mãos do Superman teriam que aquecer até cerca de 1204 ºC.

2. Mais usados na indústria do que em joias

Os diamantes são o material natural mais duro da Terra. Isso os torna excelentes ferramentas para furar e cortar praticamente qualquer outro material rígido.

ANÚNCIO

Cerca de 70% de todos os diamantes colhidos a cada ano são usados ​​para esses usos industriais, enquanto apenas os 30% restantes são usados ​​para joias.

Mais sobre materiais resistentes: Veja como o açúcar de cozinha pode ser transformado em grafeno, a substância mais forte do mundo

3. Usados há milhares de anos

As pessoas sabem que os diamantes são úteis há séculos. Há evidências antropológicas de que as pessoas as usaram pela primeira vez como ferramentas de gravura por volta de 6000 a.C.

Por volta de 4000 a.C foi quando as pessoas na Índia perceberam que elas ficariam bem como joias.

4. São apenas átomos de carbono em tetaedro

Um diamante pode parecer especial e mágico, mas na verdade são apenas átomos de carbono dispostos de uma certa maneira.

Isso significa que eles podem ser construídos em um ambiente de laboratório. Simplificando muito as coisas, um diamante consiste em átomos de carbono colocados em forma de tetraedro.

Então, essas pequenas ligações químicas são ligadas umas às outras, e assim por diante, até que haja uma gema preciosa grande o suficiente para ser vista a olho nu.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO