A mais famosa (leia-se: hilária) “restauração” de arte da história pode ser a tentativa de Cecilia Gimenez, de 80 anos, de consertar um afresco em deterioração em uma igreja em Borja, Espanha.
Sua arte nova e aprimorada ganhou manchetes internacionais e inspirou inúmeros memes da internet em 2012. O Saturday Night Live até incluiu a notícia em seu segmento Weekend Update algumas vezes, com Kate McKinnon interpretando Gimenez.
“Nunca tentei fazer nada escondido.”
A pintura, uma representação de Jesus Cristo pelo artista Elías García Martínez na década de 1930, estava descascando devido à umidade.
Gimenez, um paroquiano da igreja, trabalhou em uma foto de 10 anos do afresco enquanto fazia sua restauração.
Quando seu trabalho foi revelado, Ecce Homo foi rebatizado de “Jesus de Batata”. A senhora disse, a uma estação de TV da Espanha, que tinha aprovação para trabalhar no afresco (o que as autoridades negam), e o fez durante o dia.
Segundo ela, “O padre sabia disso”, disse ela. “Nunca tentei fazer nada escondida.”
Mais sobre “acidentes” que tiveram bons resultados: Entenda como o cientista que inventou o ibuprofeno acidentalmente descobriu que era ótimo para ressacas
Uma reviravolta
Embora a igreja tenha planejado originalmente trabalhar com restauradores de arte para consertar o afresco, em 2014 eles mudaram de tom.
A arte de Gimenez tornou-se uma grande atração turística, trazendo 150.000 visitantes de todo o mundo e revitalizando Borja.
A igreja cobrava US $ 1,25 por cabeça para ver a obra de arte, que foi preservada atrás de plexiglass, assim como outra obra de arte muito famosa e digna de memória: a Mona Lisa. Um centro dedicado à interpretação do novo Ecce Homo foi inaugurado em 2016.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss