Em A Hora do Pesadelo e suas inúmeras sequências, Freddy Krueger normalmente se prepara para uma rodada de depravação de marca registrada vestindo um suéter listrado vermelho e verde.
Os detalhes dessa rotina são um pouco nebulosos. Talvez suas gavetas do mundo dos sonhos estejam cheias de suéteres idênticos para garantir que ele tenha um limpo para cada série de assassinatos.
Ou talvez ele tenha um único suéter, que ele só veste quando há cortes em sua programação.
De qualquer forma, se o assassino clássico aparecer em sua vizinhança, você pode apostar que ele está vestido em vermelho e verde.
O diretor do filme tinha um objetivo bem específico
Como essas duas cores frequentemente evocam imagens do Natal, vê-las em um contexto tão assustador é definitivamente perturbador.
Mas o diretor Wes Craven não estava tentando ser subversivo quando escolheu vestir seu vilão com tons de feriado – ele estava tentando nos deixar desconfortáveis de uma forma muito mais subliminar.
De acordo com a ScreenRant, Craven descobriu o esquema de cores depois de ler em um artigo científico que os humanos têm uma dificuldade especial em processar as cores vermelho e verde juntas.
Mais sobre terror: Confira os 12 melhores filmes e séries de Stephen King que você deve ver agora mesmo
Como o cérebro processa o vermelho e o verde
Como a Live Science explica, a luz vermelha faz com que as células da retina chamadas neurônios oponentes disparem – alertando assim nosso cérebro que estamos vendo vermelho.
Enquanto isso, a luz verde faz com que eles não façam nada (uma falta de movimento que nosso cérebro sabe perceber como verde).
Como essas ações se anulam, ver certos tons de vermelho e verde simultaneamente pode ser um pouco confuso opticamente.
O mesmo fenômeno acontece com o amarelo e o azul, então provavelmente ficaríamos igualmente nervosos se Freddy Krueger estivesse vestido como o logotipo da IKEA de nossos pesadelos.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss