Aqui está a história da lendária Anne Bonny, uma pirata que dominou os mares

Anne Bonny - Story of a Female Pirate
Foto: (reprodução/internet)

Se a pirataria separava os homens dos meninos, como um dos melhores piratas era uma mulher? Aqui está a história de Anne Bonny.

Se alguma vez existiu um antigo clube de meninos, foi sob o comando do Jolly Roger. A pirataria era um mundo masculino, e a maioria dos piratas não deixava mulheres a bordo, a menos que fossem cativas.

Mas algumas mulheres conseguiram se tornar piratas e vencer os homens no jogo de pilhagem.

Quem foi Anne Bonny

A mulher pirata mais famosa por sua ferocidade e temperamento foi Anne Bonny. Nascida Anne O’Malley, ela era a herdeira de uma fortuna.

Ela poderia ter levado uma vida mimada e refinada como a beldade de uma plantação sulista, mas jogou tudo fora por um cutelo e calças.

Ela nasceu na Irlanda, filha ilegítima de um advogado e de sua criada. Seu pai fingiu que ela era filha de um de seus parentes.

Por fim, ele trocou a esposa pela mãe de Anne e levou a nova família para a Carolina do Sul. Papai ficou rico na América e Anne se viu vivendo uma vida de luxo. Tudo mudou quando seu pai cometeu o erro de contestar sua escolha de marido.

Anne fugiu de casa

James Bonny era um marinheiro que mais tarde foi descrito como “não vale um centavo”, conversa antiquada por dizer que ele praticamente não tinha valor. Em vez de se submeter aos desejos do pai, Anne fugiu com James para as Bahamas.

A maioria das histórias descreve James Bonny como indigno de Anne. Seja qual for o motivo, Anne logo se rebelou e saiu de casa novamente, desta vez com um homem bonito e solto, um pirata chamado Calico Jack Rackham.

Anne e Calico Jack tornaram-se parte do boom da pirataria caribenha no início do século XVIII.

Temperamento, coragem e estilo

O temperamento e a coragem de Anne eram lendários. Certa vez, um homem a atacou e ela “bateu tanto nele que ele ficou doente por um tempo considerável”.

Anne “vestia roupas masculinas” na batalha, mas na maioria das outras vezes ela usava “roupas femininas”.

Seu traje de batalha era um paletó masculino, longos “trovadores”, um lenço amarrado na cabeça, uma pistola em uma das mãos e um facão na outra.

Dos mares para o espaço: Fique por dentro de quatro momentos em que Star Trek foi uma série pioneira

Anne não era do tipo que se rendia fácil

Em 1720, os britânicos, determinados a acabar com a pirataria em suas colônias caribenhas, perseguiram Calico Jack.

Quando os britânicos embarcaram no navio, apenas três piratas permaneceram no convés e lutaram. Uma delas era Anne.

O resto dos piratas, incluindo Calico Jack, enfurnados abaixo do convés. Os britânicos capturaram Calico Jack e sua tripulação e os levaram para a prisão. Pouco antes de ser enforcado, Calico Jack teve permissão para visitar Anne na prisão.

Anne provou sua coragem

Se ele esperava por alguma ternura de última hora, ficou desapontado. Anne disse-lhe sem rodeios que lamentava, “mas se ele tivesse lutado como um homem, não precisaria ser enforcado como um cão”. Anne provou sua coragem em seus últimos dias no mar.

Anne teria sido enforcada ao lado de seu amante, mas ela “implorou pela barriga”, conversa antiquada para “Estou grávida”.

Ela não foi enforcada e não há registro do que aconteceu com ela. Alguns dizem que seu pai rico secretamente arranjou sua libertação. Outros têm certeza de que a inteligente e corajosa Anne se salvou de alguma forma.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press