O icônico programa infantil lidou com muitos tópicos difíceis ao longo dos anos. Qual foi o que ele não conseguiu? Divórcio.
Em 1991, as taxas de divórcio nos Estados Unidos eram as mais altas que jamais seriam, com relatórios calculando que 40% das crianças americanas tinham pais divorciados.
Por ser um enorme problema social e emocional, os escritores da Vila Sésamo queriam cobrir o tópico de uma forma que seus espectadores em idade pré-escolar pudessem entender e se sentir confortados se seus pais estivessem se divorciando.
O programa havia recebido aplausos várias vezes por sua abordagem delicada de outras questões que as crianças enfrentam, incluindo morte, desastres naturais e um novo bebê na família.
Os pais de Snuffy se divorciam
O enredo: O elefante Snuffleupagus joga blocos com seu melhor amigo Garibaldo e derruba uma torre, ficando histérico.
Garibaldo supõe que algo mais está errado, e Snuffy confessa que seu “pai está saindo de nossa caverna. Não tenho certeza de onde. Alguma caverna do outro lado da cidade.”
Os dois vão para o personagem humano Gordon, que gentilmente explica que às vezes o divórcio acontece, que às vezes é uma coisa boa e, o mais importante, que Snuffy e sua irmãzinha Alice não serão menos amados por nenhum dos pais.
O programa foi escrito, gravado e programado para ir ao ar na PBS em abril de 1992. Então os produtores da Vila Sésamo, o Children’s Television Workshop (atualmente chamado de Sesame Workshop) decidiram testá-lo com um painel de pré-escolares.
Veja também: Fique por dentro de alguns fatos da vida e obra de Walt Disney
Foi traumático e confuso
Uma criança supostamente pensava que Snuffy não tinha mais onde morar, alguns pensaram que o pai de Snuffy fugiu e nunca mais se ouviu falar dele.
Outros pensaram que os pais de Snuffy estavam se divorciando por causa de Snuffy e alguns choraram porque ficaram muito preocupados com seus próprios pais potencialmente se divorciando.
O CTW retirou “Os pais de Snuffy se divorciam” da programação. Nunca foi ao ar em qualquer lugar.
O CTW ficou tão desanimado com a experiência que Vila Sésamo não tratou do divórcio até 2012 – 20 anos depois.
Mas um vídeo caseiro sobre o tema foi produzido
Mas, em vez de um episódio, foi produzido um vídeo caseiro chamado “Criança pequena, grandes desafios: divórcio”.
Está disponível apenas para conselheiros familiares, varas de família e creches. Em vez de Snuffy e seus pais se divorciando, o vídeo apresenta a Muppet chamada Abby Cadabby.
E desta vez, o divórcio estava no passado: Abby fala sobre como ela superou o divórcio, ao invés de Snuffy passando pelo evento traumático conforme ele ocorre.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press