Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw tiveram atuações icônicas em Tubarão (1975), mas o personagem mais memorável do filme pode ser o tubarão assassino de 7 metros de comprimento.
Para a maioria das cenas de tubarão, Steven Spielberg filmava ao redor da criatura ou usava um peixe animatrônico famoso e temperamental que foi apelidado de Bruce em homenagem ao advogado do diretor.
Para a cena do mergulho em gaiolas, entretanto, Spielberg fez algo diferente. Essa sequência apresenta as únicas imagens do filme de um grande tubarão branco real, e capturá-lo quase se tornou mortal.
Como a cena foi gravada
Perto do final de Tubarão, Matt Hooper de Dreyfuss veste uma roupa de mergulho e entra em uma gaiola de tubarão em um esforço para injetar letalmente o tubarão que está aterrorizando Amity Island.
Para filmar planos gerais da cena, mergulhadores e documentaristas da natureza, Valerie e Ron Taylor, filmaram um mergulho em gaiola dupla com tubarões reais.
Valerie disse ao Inside Hook que para fazer os tubarões de 15 e 5 metros no sul da Austrália, onde eles estavam filmando, parecerem maiores, eles usaram um pequeno barco, uma gaiola em escala reduzida e um “ator muito baixo”.
O ator não era um mergulhador experiente, entretanto, e estava nervoso por estar submerso em águas infestadas de tubarões.
Mais curiosidades da cultura POP: Saiba mais sobre Halloweentown, o filme que inspira uma cidade real a se transformar em todo Halloween
Seus temores revelaram-se bastante prescientes.
Em um ponto, um grande tubarão-branco de 5 metros foi pego no guincho do barco conectado à gaiola e destruiu a plataforma enquanto se debatia para escapar.
Felizmente, o ator não estava na gaiola quando isso aconteceu. Se estivesse, o incidente sem dúvida teria sido fatal, de acordo com Valerie Taylor.
O momento foi difícil para a equipe, mas gerou ótimas filmagens. Para os espectadores que não sabiam disso, o tubarão preso parecia estar atacando violentamente a gaiola. Percebendo o que tinham, os cineastas mudaram o roteiro para incluir a cena dramática no filme.
Originalmente, Hooper deveria morrer nesta cena. Mas porque o verdadeiro filme de tubarão estava faltando um ator, eles fizeram Hooper escapar da gaiola no último minuto e sobreviver.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss