É realmente possível ficar com a língua presa em um poste congelado como em “Uma história de Natal”?

ANÚNCIO

Primeiro você deve estar se perguntando por que alguém em sã consciência faria isso. Então vamos lá!

Cidade imortaliza em bronze lambida em poste no cinema | Pagenotfound - O Globo
Foto: (reprodução/internet)

Por que alguém faria isso?

Essa é uma das cenas mais famosas de um dos filmes de férias mais populares de todos os tempos. Em Uma história de Natal, um garoto chamado Flick (Scott Schwartz) não tem escolha a não ser aceitar o “desafio triplo de cachorro” na escola e colocar a língua contra um poste de metal no frio congelante.

ANÚNCIO

Mais fatos congelantes para você: Seria possível clonar o Mamute que foi descoberto enterrado no gelo?

Flick realmente não acha que sua língua ficará terrivelmente presa naquele poste (ele aceitou o desafio, afinal), mas é claro que fica. Ele está visivelmente ausente nas aulas, e a escola tem que chamar o corpo de bombeiros para (dolorosamente) soltar o pobre Flick.

Assim como muitas coisas no filme, uma língua presa em um poste soa como um exagero nostálgico. Mas o fato é que é extremamente possível (senão provável) prender uma língua a um poste de metal congelado, se as condições forem propícias. Na verdade, pode acontecer instantaneamente, no momento em que a língua encontra o metal.

Quais seriam as condições propícias para esse feito?

Sua boca está cheia de umidade, é claro, e muito dessa umidade reside na língua. O metal é tão frio que pode extrair a energia térmica da saliva. Isso é chamado de condutividade.

ANÚNCIO

E porque o metal está a uma temperatura abaixo de zero ºC – o ponto de congelamento da água – o conteúdo de água da saliva (a maioria da saliva é composta por água) fica congelada.

A saliva congelada se torna um sólido pegajoso, prendendo tudo em seu caminho, principalmente a língua e a haste de metal. As papilas gustativas na língua, que são texturizadas, também aderem ao metal, o que mantém tudo dolorosamente unido.

Essa combinação única de aspereza e umidade da língua é um dos poucos lugares do corpo que pode ficar congelado no metal. As mãos, por exemplo, não são naturalmente molhadas, então não ficariam presas, em outras palavras.

E se isso acontecer, o que faço?

Nunca se arrisque e coloque sua língua em um poste de metal. Mesmo assim, você provavelmente não precisa do corpo de bombeiros ou de um paramédico para salvá-lo.

Um pouco de água morna derramada na língua no ponto de contato deve aliviar instantaneamente a situação. Mesmo assim, um poste não é higiênico, e nem sua língua. (Só não puxe – você pode realmente arrancar um pedaço da sua língua).

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO