Fique por dentro dos bastidores dos icônicos clipes “Beat It” e “Money for Nothing” na MTV

BEAT IT! Qual é o significado e a tradução da gíria "BEAT IT"?
Foto: (reprodução/internet)

Há 39 anos, a MTV foi ao ar em um punhado de sistemas a cabo nos EUA. O primeiro vídeo reproduzido foi “Video Killed the Radio Star” dos Buggles. Agora você vai conhecer a história dos bastidores de alguns dos primeiros vídeos musicais icônicos.

Money for nothing, de Dire Straits

 

A banda britânica Dire Straits estava em uma queda de carreira em meados dos anos 80 e, em desespero, o empresário da banda perguntou a um executivo da MTV como a banda poderia obter alguma exposição.

A resposta sarcástica do executivo: escreva uma música de sucesso e faça um vídeo moderno.

O frontman do Dire Straits, Mark Knopfler, começou a escrever uma canção cheia de referências à MTV.

“Money for Nothing” foi cantada do ponto de vista de um trabalhador de colarinho azul que reclama sobre como é fácil um trabalho para as estrelas do rock, incluindo uma fala sobre como “eles tocam seus discos na MTV”.

O gancho da música: Sting cantando I want my MTV (eu quero minha MTV), o slogan da rede.

Funcionou: a banda produziu um vídeo CGI inovador para a música e, em 1986, ganhou o terceiro prêmio MTV Video Music de Vídeo do ano. E Brothers in Arms, o álbum com “Money for Nothing”, vendeu nove milhões de cópias.

Leia também: Como a icônica música “We are the world” fez a diferença no mundo

Beat It, de Michael Jackson

 

O vídeo de Michael Jackson de 1983 foi um dos primeiros vídeos musicais a apresentar um enredo, em vez de apenas consistir em um músico sincronizando os lábios ou fingindo tocar seu instrumento na faixa pré-gravada.

O vídeo enfatiza o que a música agrada às gangues do centro da cidade. Para adicionar um toque de autenticidade à filmagem, os 80 atores no clímax da luta de gangues do vídeo eram membros da vida real de gangues de rua rivais de Los Angeles, os Crips and Bloods, e o vídeo foi filmado no bairro de Skid Row de LA.

Os líderes das duas gangues – que dançam em vez de brigar – eram profissionais, entretanto Vincent Patterson e Michael Peters (que foi o coreógrafo do vídeo) interpretaram rivais amargos, mas na vida real eles estavam namorando.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press