Leia 5 curiosidades sobre A Máfia dos Tigres, série da Netflix sobre um crime real

ANÚNCIO
Joe Exotic's story has become must-watch television.
Foto: (reprodução/internet)

Na semana passada, a Netflix estreou discretamente Máfia dos Tigres (Tiger King), uma série de documentários em sete partes que continua a sequência do serviço de streaming de contos de crimes verdadeiros.

A cada episódio – cada vez mais estranho – os espectadores estão submersos no mundo de animais de estimação exóticos e zoológicos de beira de estrada, com o poligâmico Joe Exotic trocando farpas – e eventualmente ameaças – com a salvadora de tigres da Flórida Carole Baskin.

ANÚNCIO

A história se expande rapidamente para incluir uma suspeita de seita sexual, suposto mariticídio, a carreira musical de Joe e um assassino não confiável.

Se você terminou a série, dê uma olhada em alguns fatos adicionais sobre esse elenco eclético de personagens. Esteja ciente de que muitos spoilers estão por vir nesse artigo!

1. NÃO HÁ NENHUMA LEI FEDERAL CONTRA A POSSE DE GRANDES FELINOS

No centro de Tiger King está a premissa controversa de que não há lei federal que proíba os cidadãos de possuir animais selvagens potencialmente perigosos, como leões ou tigres.

ANÚNCIO

O Fish and Wildlife Service, um órgão responsável por proteger a vida selvagem, exige licenças para vender espécies sob risco de extinção de um estado para outro, mas os traficantes geralmente evitam essa regra marcando as transações como “doações”.

Em nível estadual, cerca de dois terços dos estados dos EUA proíbem a posse de um grande felino. Outros simplesmente exigem uma licença, enquanto um punhado de estados – incluindo Oklahoma e Nevada, com destaque na série – não têm regulamentação alguma.

2. O PARCEIRO DE NEGÓCIOS DE JOE EXOTIC, RICK KIRKHAM, TEVE UM COLAPSO NERVOSO

Atuando como uma espécie de narrador, o produtor de televisão Rick Kirkham aparece em A Máfia dos Tigres para relatar sua experiência ao lidar com Exotic, com quem tinha um contrato para um reality show.

De acordo com a Vanity Fair, Kirkham inicialmente relutou em aparecer no documentário, mas cedeu quando os cineastas concordaram em vir para Oslo, Noruega, onde ele atualmente vive e trabalha como jornalista.

Who Is Rick Kirkham? The Tiger King Producer Has a Wild Story
Foto: (reprodução/internet)

Kirkham disse que teve um colapso nervoso após sua experiência com Exotic, a quem ele descreveu como “mal” e “como algo saído do The Omen “.

3. HÁ MAIS NA HISTÓRIA DA MORTE DO (TERCEIRO) MARIDO DE JOE EXOTIC DO QUE A SÉRIE MOSTROU

Não faltam filmagens surpreendentes em Tiger King, mas nenhuma provoca uma reação mais chocada entre os espectadores do que o momento em que o terceiro marido de Joe Exotic, Travis Maldonado, de 23 anos, entra no escritório do GW Zoo, aponta uma arma para a própria cabeça e puxa o gatilho.

Travis Maldonado's accidental suicide | Tiger King | Netflix - YouTube
Foto: (reprodução/internet)

(A câmera de vigilância captura a reação de um funcionário, já que Maldonado não está à vista.) Não está claro se Maldonado estava usando a arma de forma imprudente, como era conhecido por fazer, ou se foi suicídio.

De acordo com um artigo de 2017 do Oklahoman, Maldonado acreditava que a arma tinha uma bala na câmara, mas não dispararia sem o carregador, que ele havia ejetado. Parece que sua morte, embora autoinfligida, foi acidental.

4. O ZOOLÓGICO DE JOE EXOTIC AINDA ESTÁ ABERTO – MAS PROVAVELMENTE POR POUCO TEMPO

Depois da saída de Exotic do GW Zoo, após bater de frente com Jeff Lowe, o zoológico que ele fundou ainda está em operação. Lowe inicialmente o rebatizou de Greater Wynnewood Animal Park antes de chamá-lo de Oklahoma Zoo, com planos de realocá-lo para Thackerville, Oklahoma, no verão.

Atualmente está aberto para negócios. Em entrevista à Entertainment Weekly, os cineastas Eric Goode e Rebecca Chailkin expressaram dúvidas sobre o futuro do zoológico.

“Tudo o que posso dizer é que [Lowe] está basicamente operando na fumaça”, disse Goode. “Ninguém está indo agora e não há fonte de renda, e isso já acontece há muito tempo. Não é algo que aconteceu apenas por causa do que está acontecendo no mundo hoje.”

5. JOE EXOTIC AINDA ESTÁ POSTANDO NO FACEBOOK E ESTÁ PEDINDO PERDÃO PRESIDENCIAL

Joe Exotic (A Máfia Dos Tigres) é diagnosticado com COVID-19 na prisão
Foto: (reprodução/internet)

Em janeiro de 2020, Joe Exotic foi condenado a 22 anos por duas conspirações de assassinato de aluguel contra Carole Baskin, bem como por 17 acusações por maus-tratos animais.

Exotic, que está atualmente detido na prisão do condado de Grady em Oklahoma, regularmente posta atualizações no Facebook expressando esperança de que “A máfia dos tigres” irá atrair apoiadores e ajudar na petição de perdão presidencial.

“Obrigado aos milhões de pessoas ao redor do mundo que assistiram Tiger King e agora vêem o mal que foi feito a mim”, ele escreveu em 23 de março desse ano.

“São vocês, as pessoas do mundo, que podem mudar o que tem sido feito. Por favor, continuem com isso até que alguém peça o perdão ao nosso presidente, porque é a coisa certa a fazer ”.

Assista ao trailer da série:

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO